quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O QUE É A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL?

Foi numa tarde de domingo, com céu nublado e a presença de alunos, pais, professores, autoridades e membros da comunidade em geral, que no dia 01 de março de 2009, inaugurou-se a Escola Família Agrícola Santa Cruz do Sul.
Este novo modelo de ensino, voltado para a formação social e profissional de jovens do campo, tem sua sede em Linha Santa Cruz (junto ao Seminário São João Batista) – Santa Cruz do Sul. Ela é frequentada por 50 jovens de nove (09) municípios da região do Vale do Rio Pardo (General Câmara, Rio Pardo, Passo do Sobrado, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Sinimbu, Herveiras e Vale do Sol).
A instituição utiliza a metodologia da Pedagogia da Alternância, que consiste em uma organização e uma formação em espaços e tempos diferenciados: um período letivo na escola alternado por um período letivo em casa, no meio sócio/profissional do jovem. No caso da EFASC, a alternância é de uma semana na escola e outra semana em casa.
Além do regime de alternância, também existem outros instrumentos pedagógicos usados na EFA, são eles: Plano de Estudos, Colocação em Comum, Caderno de Acompanhamento, Viagens, Visitas de Estudos, Colaborações externas e Serões e Caderno da Realidade.
A escola é subsidiada por uma associação mantenedora, a AGEFA, composta por famílias, profissionais e entidades que formam uma associação forte e aguerrida, A AGEFA ao completar um ano de existência (25/07/2009), já registrou grandes conquistas.
Além da AGEFA, contamos com a parceria de várias empresas e órgãos da região, entre eles: Cooperativa de Crédito Sicredi, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul, 6ª CREA de Santa Cruz do Sul, AFUBRA, Mitra-Diocesana de Santa Cruz do Sul, AMVARP e Prefeituras Municipais.
Esta é a EFA, uma escola que não forma apenas profissionais, mas sim cidadãos que sabem refletir sobre a sociedade e a sua realidade, transformando-a e melhorando-a para que no futuro tenhamos pessoas e um mundo muito melhor, afinal como o Mestre Paulo Freire dizia: “Todo futuro é a criação que se faz pela transformação do presente”.

Um comentário:

  1. Valeu pela iniciativa, foi super importante a implantação dessa Escola Família Agrícola em nossa região! Profissionalização de nossos jovens do interior é tudo para que possam encarar os novos desafios impostos para o competitivo século XXI. No cenário regional, nacional e até mesmo mundial esse tipo de instituição (Escola)são visionárias e sensíveis às mudanças de nosso mundo global. Um abraço especial a todos colaboradores e criadores dessa unidade e em especial ao Neri Costa que coordena e dirige essa idéia maravilhosa em nossa cidade.

    ResponderExcluir