Quem Somos


A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul – EFASC consiste em um modelo diferenciado de educação para a juventude do campo, trabalha a partir da realidade vivenciada e capacita o jovem para se tornar um empreendedor no meio rural.

Um ambiente educativo diferenciado

A EFASC possui um processo educativo que mistura os trabalhos diários no campo com o cotidiano da sala de aula, com conteúdos e métodos de ensino-aprendizagem embasados na realidade do educando e fundamentado na Pedagogia da Alternância. Ocupa as dependências do Seminário São João Batista em Linha Santa Cruz para o internato, bem como a estrutura da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC para realizar as atividades de formação.

Atualmente a EFASC possui 96 jovens em formação, oriundos de onze municípios do Vale do Rio Pardo que são conveniados e contribuem com a manutenção da escola, são eles: Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Passo do Sobrado, Venâncio Aires, Rio Pardo, General Câmara, Vale do Sol, Boqueirão do Leão, Sinimbu, Gramado Xavier e Herveiras.

Para viabilizar financeiramente a estrutura de funcionamento contamos com a colaboração das famílias, convênio com todos os municípios envolvidos (através de criação de projeto de lei de apoio financeiro), do SICREDI, AFUBRA, SINDITABACO, UNISC, Mitra Diocesana e 6ª CRE.

Ao final de três anos e meio de estudos, o aluno receberá certificado de conclusão do Ensino Médio, bem como a habilitação de Técnico Agrícola.

O Diferencial EFASC

Ø  Utiliza a metodologia da Pedagogia da Alternância, que possibilita ao jovem manter o vínculo com a família e a comunidade;
Ø  Professores amplamente qualificados para lecionar tanto no Ensino Médio como no Técnico Profissionalizante.
Ø  Aulas no campus da UNISC pela manhã (uso da biblioteca, laboratórios da engenharia agrícola, ginásio de esportes e área experimental);
Ø  Realização de Visitas às famílias;
Ø  Sistema de internato que contribui para a socialização da realidade de vida de cada jovem, numa convivência marcada pelas trocas, pela solidariedade e pela co-responsabilidade.
Ø  Viagens e visitas de estudo focadas na área técnica;
Ø  Assembleias escolares - espaço de participação da família e comunidade;
Ø  Aulas de teatro, música e língua alemã;
Ø  Laboratórios de Informática.

O que é a Pedagogia da Alternância?

Modelo de educação existente no Brasil há 40 anos, que procura ofertar uma educação adequada à realidade camponesa, em especial aos jovens rurais, que permanecem uma semana na escola, em regime de internato, e outra semana junto à família, onde recebe visita dos professores para acompanhar a aplicação práticas dos conhecimentos.

Como Participar?

Os jovens interessados devem se inscrever na escola e passar por um processo de seleção, com avaliação escrita, entrevistas e dinâmicas vivenciais. Requisitos para ingresso: ter concluído o Ensino Fundamental, residir no meio rural, ser filho de agricultor (com ou sem propriedade) e/ou exercer atividade no ramo agropecuário. O processo de inscrição para seleção acontecerá nos meses de outubro e novembro de 2011 nas dependência da escola.

Contato: 
Rua Dom Antônio Reis, 308
Linha Santa Cruz - Santa Cruz do Sul - RS
Fone: (51) 3713-3046
e-mail: efasantacruz@gmail.com
site: efasantacruz.blogspot.com

Fotos da EFASC:




3 comentários:

  1. boa tarde gostaria de saber se ainda fornecem o curso de tecnico agricola?

    ResponderExcluir
  2. Ola meu nome eh Regina Alves
    Gostaria de.ver se meu irmão gêmeo estudou nesta escola seu nome Denis lambers

    ResponderExcluir
  3. Vcs teriam o contaro ou o nome do pai do Denis Lamber que eu meu irmão gêmeo o Sr Lambers
    Grata Regina Alves

    ResponderExcluir